BLOG

Administrando seu tempo

Tenho escutado muito em minhas consultorias, lamentações quanto a “correria” a falta de tempo. E costumo primeiramente falar que as 24 horas são mais que necessárias para 1 dia. Todos temos a mesma quantidade de tempo para usar. Agora o que você faz dele é que fará a total diferença.

O gerenciamento do tempo terá um papel fundamental nisso tudo, e gerenciar tempo não é você aumentar ou diminuir tempo, até porque ainda não inventaram a máquina do tempo, o tempo agora não será mais o tempo quando você acabar de ler este parágrafo, o que passou, passou.

Gerenciar o tempo, seria na verdade, como você gerenciar ou administrar a sua vida, e costumamos, muitas vezes, gastá-lo com atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, como nossos sonhos, como nossa missão de vida.

Saber, priorizar, saber organizar, saber planejar, saber delegar, isso fará a diferença.

Quantas vezes já entrei em uma banca onde na sala do sócio tinham inúmeros processos e na sala dos estagiários, ou advogados júniores, ou associado, ou quem quer que seja, tinham poucos processos, pouco trabalho, pouca produção, pois não havia naquele ambiente delegações nem distribuições de funções, tirando o foco da equipe e fazendo com que os mesmos se concentrassem em atividades outras, que não fossem a da banca. Como posso reclamar do meu colaborador se eu não souber planejar, organizar, delegar funções?

A primeira coisa que precisa ser observada é como você tem administrado a sua vida. E como faço isso? Existem ferramentas adequadas para isso, que irá identificar como você está empregado a maior parte do tempo. Em seu livro, Tríade do tempo, Christian Barbosa desenvolveu o referido conceito, no qual propôs a divisão das atividades em três critérios: importante, urgente e circunstancial, identificando como você utiliza o seu tempo e como você poderá trabalhá-lo, para lhe trazer mais resultados.

A Esfera da Importância é tudo aquilo que você faz que o levará ao ponto aonde você quer chegar, ou seja, viver sua vida baseada em ações importantes. Fica mais fácil de planejar, tem um prazo.

A Esfera da Urgência geralmente não tem prazo, o mal da era do conhecimento, geralmente quando você negligenciou uma tarefa importante o deixou para última hora, o que gera muito estresse.

Por fim, a Esfera das Circunstâncias, é quando você deixa de assumir o controle do seu tempo, é guiado pelas circunstâncias, são os sugadores do nosso tempo, e não nos leva a lugar algum, total perda de tempo.

Portanto, trabalhar suas ações, determinar o que é importante da sua vida, irá leva-lo há algum lugar. Saber dizer não para as circunstâncias, saber equilibrar bem nossas urgências, saber delegar, e o usar o tempo que lhe é devido irá trazer resultados positivos na sua vida profissional e pessoal. Defina as prioridades da sua vida, coloque metas e avante!

Ísis Passos Fontenele
Ceo & Founder Performance Juris

Consultoria e Assessoria Especializada

 Consultoria e Assessoria que apoia o operador de Direito com estratégias,ferramentas e recursos que o permitam se destacar em sua profissão.

São Paulo - SP

F: (11) 2548-2168

Alameda Jaú, 135 Sl. 1016

Jardim Paulista, São Paulo - SP

CEP: 01420-000

Veja no Mapa

Goiânia - GO

F: (62) 3999-0242 | 3142-9097
C: (62) 99689-4049
C: (62) 99946-2001 (WhatsApp)

Av. 136, Ed. New York, 797, Sl. 100

Setor Marista, Goiânia - GO

CEP: 74093-250

Veja no Mapa